terça-feira, 22 de maio de 2012

Cordenação Pedagógica Na Atualidade

O supervisor é visto como um dos membros gestores, na gestão da educação que responde aos ditames da contemporaneidade possui o princípio que,segundo PARO (1986:87) "Se fundamenta em objetivos educacionais representativo dos interesses das amplas camadas da população e leva em conta a especificidade do projeto pedagógico escolar, processo esse determinado pelos mesmos objetivos". Desta forma os objetivos educacionais devem ser formulados dentro do contexto real e dos conhecimentos que derivam das experiências.A acomodação é expressão da desistência da luta pela mudança. São autênticos produtores direitos da educação. Esses fatos colocam a importância do conhecimento diagnóstico do contexto escolar, fundamentação das dimensões pedagógicas e os métodos e técnicas administrativas, mais adequadas à promoção da racionalidade interna e externa.
A elaboração da proposta curricular deve ser contextualizada na discussão para a construção da identidade da escola através de um processo dinâmico de reflexão e elaboração contínua. Trata-se de coordenar o processo de organização das pessoas no interior da escola, buscando a convergência dos interesses dos seus vários segmentos e a superação dos conflitos decorrentes deles.
Decorrente da intensa mobilização dos educadores para buscar
uma educação crítica a serviço das transformações sociais, econômicas e políticas, firma-se no meio educacional a pedagogia libertadora e a pedagogia crítico-social dos conteúdos.Precisamente, é aí que esbarra a dimensão da função do supervisor na educação contemporânea, onde tanto o especialistaquanto os professores ainda estão em reflexão das teorias para coloca-las em prática, e conseqüentemente deverá haver um redimensionamento dessas práticas dentro da construção coletiva do projeto pedagógico da escola.
O supervisor escolar deve, portanto, ser habilitado e capacitado para realizar suas atividades no interior da escola. O autor apresenta, de forma clara, o cotidiano da escola pública, agrupando sua apresentação em tópicos básicos para o estudo do processo de gestão democrática, confirmando a função do trabalho coletivo e especificamente da coordenação por parte da equipe gestora da escola, na qual o supervisor é um dos principais envolvidos.
A proposta educacional de uma escola que promova os fins da educação dentro de seus princípios básicos está totalmente voltada para a inserção social da escola na comunidade e da comunidade para a escola. Assim, a exigência de mudanças de atitudes do professor para o desempenho satisfatório do papel do educador, em função das transformações que se operam na sociedade advém da criação desses cursos, mediante as necessidades do momento. Enfim, terá de ser o instrumento do reconhecimento dos caminhos percorridos e da identificação dos caminhos a serem perseguidos.

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