terça-feira, 26 de junho de 2012

O papel do coordenador é atuar na formação dos professores


O papel do coordenador é atuar na formação dos professores
Foto: Evangelista Soares Torres da Rocha
Claudeni Passos de Carvalho (à esq.), diretora, e Abenair Soares da Silva (à dir.), coordenadora pedagógica do 1º ao 5º ano da EMEF Carlos Henrique II, em Parauapebas, PA
Um dos obstáculos comuns para o fortalecimento dessa parceria é a ocorrência de imprevistos. "Temos uma agenda de encontros quinzenais que, de acordo com a demanda, se tornam semanais. Porém pode surgir uma reunião na Secretaria de Educação e atrapalhar o cronograma. Quando isso acontece, reorganizamos o calendário e o nosso planejamento para não deixar de fora os encontros da equipe gestora", conta Abenair Soares da Silva, uma das coordenadoras pedagógicas da EMEF Carlos Henrique II, em Parauapebas, a 834 quilômetros de Belém.

Segundo Abenair, ela e as outras coordenadoras redigem pareceres sobre o processo de aprendizagem das turmas e as apresentam nas reuniões de gestores. "Assim, discutimos em grupo se as metas estabelecidas para a rede e na própria escola estão sendo atingidas e, caso não estejam, quais ações devemos implementar para reverter o cenário. Esse debate dá segurança a todos e mais liberdade para conversar sobre o que não vai bem", diz a coordenadora.

Outra conclusão da pesquisa realizada pela FCC é o fato de que os coordenadores tomam para si muitas atribuições que não são de sua responsabilidade. Muitas vezes, isso acontece voluntariamente, por falta de clareza, que eles próprios demonstram não ter sobre os objetivos e os limites de sua atuação. Em outras ocasiões, a sobrecarga ocorre porque o diretor dá ao coordenador tarefas que o afastam da sua atuação de formador, como atender telefonemas e cuidar da burocracia. Na EM Professora Nilda de Carvalho, em Iraquara, a 462 quilômetros de Salvador, esses equívocos são evitados. "A gestão do tempo é um dos assuntos que eu e a coordenadora tratamos em nossos encontros semanais. Fazemos ajustes de planejamento para que ela possa estudar e também receber formação", afirma a diretora, Marisa Barbosa de Oliveira. "Esse processo só é possível quando a direção entende e respeita a atuação do coordenador como formador", ressalta Cláudia Fernandes Rocha, a coordenadora. A equipe gestora ganha em organização e foco; os professores, em apoio para ensinar melhor; e os alunos, em mais condições para aprender.
EMEF Carlos Henrique II, em Parauapebas, PA
"Nos encontros da nossa equipe, as três coordenadoras compartilham informações comigo e com as duas vices-diretoras, como os registros sobre o planejamento dos professores." Claudeni Passos de Carvalho, diretora.
"Sabemos que todo diretor escolar tem responsabilidade sobre os assuntos pedagógicos - afinal, o papel dele é justamente zelar pela qualidade do ensino oferecido aos alunos." Abenair Soares da Silva, coordenadora pedagógica do 1º ao 5º ano.
Postado por Dulcineia O. Costa 6º p.Pedagogia.

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